O impacto das InsurTechs no mercado de seguros

22/03/2018
gestão de riscos

Você já ouviu falar em Uber, AirBnb, Cabify ou Loggi? Provavelmente você não só ouviu falar, como já usou ao menos uma dessas plataformas. Nos últimos anos, vimos uma forte mudança nos modelos de negócios, impulsionados especialmente pela tecnologia e pela mobilidade. O modelo tradicional de empresas que focam em atividades que entregam um produto ou serviço foi sendo substituído por um sistema que conecta participantes em um ecossistema, gerando valor para ambos os lados. O sucesso de plataformas como as citadas revolucionaram seus mercados e mostraram ao mundo a necessidade de evolução de alguns outros segmentos, com o objetivo de simplificar a vida das pessoas. Entre os mercados que sentiram essa necessidade está o setor de seguros.

O processo de contratação de seguros é considerado, extremamente burocrático e confuso. Além disso, as etapas de contratação (cotação, preenchimento de formulários e análise por parte da seguradora) levam tempo para serem concluídas, elevando o valor dos planos e causando muito transtornos para os contratantes. Foi neste cenário que, nos últimos anos, presenciamos o nascimento das InsurTechs, tema do nosso artigo de hoje. Continue lendo para entender como essas empresas estão revolucionando o mercado de seguros e como a sua empresa pode se beneficiar disso.

O que são as InsurTechs?

InsurTechs (junção dos termos insurance, seguro em inglês, e technology, tecnologia) são empresas e iniciativas que, através de tecnologias e inovações, buscam alavancar a eficiência do atual modelo do mercado de seguros. Considerado um dos setores mais conservadores do mundo dos negócios, o mercado de seguros está sofrendo grandes mudanças com as InsurTechs, pois elas estão criando soluções que permitem uma contratação mais simples, rápida e barata de seguros.

O grande objetivo dessas empresas é desburocratizar os processos de contratação de um seguro, desde a busca pelo seguro mais adequado para o perfil do contratante (seja ela pessoa física ou jurídica), até sua renovação. Imagine poder cotar e contratar um seguro através da internet, sem precisar ler (e tentar entender) dezenas de páginas de apólices, sem toda a burocracia do processo tradicional. Com este posicionamento inovador das InsurTechs, o mercado provavelmente deve se modernizar, o que trás oportunidades que empresas com uma abordagem mais voltada ao uso de inteligência na gestão deste tipo de negócio devem aproveitar!

Como as InsurTechs estão mudando o mercado de seguros

Pense no último seguro que você precisou contratar para sua empresa. Provavelmente, esse foi um processo longo, que exigiu diversas cotações, reuniões, negociações, preenchimento de formulários, leitura de apólices, vistorias, análises. Você sabe quanto tempo (e dinheiro) gastou nessa contratação? Pois esse é um dos grandes problemas dos seguros corporativos: todo o processo é lento e custoso para a organização.

Além disso, o seguro contratado atende exatamente às necessidades da sua empresa? Ele considera os riscos aos quais seu negócio está exposto? A cobertura está de acordo com o que sua empresa precisa? O valor da apólice é compatível com a verba destinada a seguros corporativos? É muito provável que, para ao menos uma dessas perguntas, sua resposta seja não.

Com a chegada das InsurTechs, isso tudo está mudando, tanto para os consumidores, quanto para as próprias seguradoras. Para o consumidor, a contratação do seguro se tornou mais simples, rápida e barata, pois é feita através da internet. No caso de seguros corporativos, isso economiza esforços dos profissionais envolvidos na escolha, negociação e fechamento de contrato com a seguradora. Já para as seguradoras, as tecnologias e soluções disponíveis permitem satisfazer as necessidades dos consumidores de forma mais assertiva, além de reduzir custos e melhorar processos internos. Ou seja, você poderá contratar seguros que realmente se encaixam à realidade e aos objetivos do seu negócio. Percebendo isso, muitas seguradoras tradicionais já estão investindo ou fazendo parcerias com  InsurTechs.

Mas o impacto das InsurTechs é ainda maior, pois a desburocratização da contratação de um seguro está atraindo mais consumidores para o mercado de seguros. Além de movimentar e gerar mais receita, essas empresas estão tornando o setor de seguros mais inovador e tecnológico – e tudo isso reflete diretamente na economia do país.

InsurTechs e seguros corporativos

Já podemos afirmar que os impactos das InsurTechs no mercado de seguros são extremamente positivos. Mas como este novo modelo de negócio poderá impactar a sua empresa? Como vimos até aqui, as organizações têm muito a ganhar com o surgimento das InsurTechs, pois todo o processo de contratação de seguro será simplificado. Confira a nossa lista com as principais mudanças provocadas por este novo modelo de negócio na contratação de seguros corporativos:

1) Menos burocracia na contratação de seguros corporativos, tornando o processo muito mais rápido;

2) Redução de custos com apólices, uma vez que diversas tecnologias poderão ser usadas como apoio para a precificação;

3) Apólices mais personalizadas, de acordo com as necessidades da organização;

4) Utilização de tecnologias que colaboram para gestão de riscos, diminuindo o risco de sinistros e, consequentemente, de possíveis reajustes de valor das apólices;

5) Maior poder de negociação junto à operadora.

A entrada das InsurTechs no mercado de seguros irá mudar a forma como empresas contratam seus seguros corporativos, tornando o processo muito mais moderno, ágil e personalizado. A IMC Brasil acredita que estas características já são uma necessidade há algum tempo, e por isso sempre buscamos prestadoras de seguros que se encaixem nesse tipo de perfil, permitindo que nossos clientes contem com apólices altamente personalizadas e que o processo de contratação e negociação seja feito de forma otimizada, tendo em mente os seus objetivos e necessidades.

A modernização do mercado de seguros é uma realidade e nós estamos prontos para as mudanças da área! Precisa contratar seguros corporativos para a sua empresa? A IMC Brasil é especialista no assunto e pode dar todo o apoio necessário para que você escolha a operadora de seguros mais indicada para as necessidades do seu negócio. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!