Como uma boa gestão de benefícios ajuda nas vendas

28/03/2017

A motivação é um ingrediente que faz parte de qualquer equipe que apresenta alto desempenho e embora profissionais motivados façam a diferença em qualquer área de atuação, no setor de vendas a motivação assume um papel decisivo. 

Vendedores motivados estão sempre à procura de novas oportunidades de negócio, conquistam a confiança dos clientes com mais facilidade, sem contar que a energia contagiante acaba acarretando no fechamento de um volume maior de negócios.  

Mas, o que a equipe de gestão de pessoas pode fazer manter o ânimo do time vendas e garantir resultados positivos para a empresa? Evidentemente existem muitas respostas para essa pergunta, como oferecer uma remuneração justa, recompensar os melhores desempenhos, criar um clima organizacional propenso ao desenvolvimento profissional, etc. Neste post iremos focar em uma delas, uma gestão eficaz dos benefícios.  

A importância dos benefícios 

Diversas pesquisas tem mostrado que cada vez mais os profissionais buscam qualidade de vida e satisfação no ambiente de trabalho e um dos papéis de uma gestão dos benefícios é justamente atender a essas novas demandas. 

Conceder os benefícios adequados faz com os profissionais se sintam valorizados e esse reconhecimento influencia a sua produtividade, disposição e engajamento com a empresa.  

Além disso, profissionais satisfeitos dentro do seu emprego tem chances menores de aceitar ofertas de emprego de empresas concorrentes, o que significa um turnover menor e menor chance de dados de negócios com clientes chegarem aos competidores. 

Se encontrar bons vendedores não é tarefa fácil, a frustração de perder bons profissionais e o risco de que eles podem parte da equipe da concorrência justificam um olhar diferenciado para este aspecto. Uma gestão de talentos que priorize a qualidade dos benefícios empresariais pode ser decisiva na preservação da competitividade do time no cenário econômico atual. 

Alinhe os benefícios oferecidos com as expectativas dos seus vendedores 

Não basta sair distribuindo benefícios assumindo que eles influenciarão a produtividade do seu time de vendas. Os benefícios precisam ser certeiros e condizer com as expectativas da sua equipe para que tenham o poder de influenciar a sua motivação e consequentemente o seu desempenho.  

Faça uma pesquisa com o seu time e identifique quais benefícios são considerados importantes pelos seus integrantes. Não basta assumir quais são os benefícios mais valorizados, uma vez que cada grupo de pessoas tem um perfil e necessidades distintas. Uma otimização dos benefícios evitará desperdício de capital em ações inócuas. 

Faça um monitoramento da eficiência dos benefícios 

Sua empresa realizou pesquisas, identificou quais são os benefícios mais valorizados pela equipe de vendas e os profissionais atualmente estão usufruindo dos mesmos. Se sua empresa parar de fazer perguntas neste ponto, ela corre um sério risco de desperdiçar dinheiro no futuro próximo.  

Os benefícios ofertados tem atendido às expectativas e mantido o nível de satisfação dos colaboradores em relação a empresa? Houve diminuição do turnover? A produtividade do seu time se mantém em alta?  É fundamental que as empresas monitorem os resultados dos benefícios e analisem se a sua relação custo-benefício tem se mostrado positiva.   

Um bom gerenciamento de benefícios pode aumentar o desempenho da sua equipe de vendas tornando a sua empresa mais competitiva, pode ajudar a sua empresa a recrutar e reter talentos e mesmo refletir no aumento da satisfação dos seus clientes, com serviços e atendimento bem feitos. 

Caso sua equipe de RH esteja encontrando desafios para fazer uma gestão de benefícios apropriada, peça o apoio dos consultores da IMC Brasil.